Selecione a página

Mestre dos Magos

Mestre dos Magos

De tempos em tempos, surge no meio BDSM um “novo profeta”. Ele sempre traz “a verdade”, “o correto”, “participou’ de movimentos importantes. E principalmente, quer “levar a palavra” aos menos “iluminados” e… (oops, acabou meu estoque de aspas…

Essa figura geralmente tem algumas características dignas(?) de nota:

Consegue se expressar bem, tem facilidade de se comunicar. Geralmente diz ter uma profissão de renome, como médico, filósofo, advogado, psicólogo…Tem vasto conhecimento sobre o meio, pesquisas, teorias, textos (teoricamente escritos por ele). Busca os pontos de encontro de pessoas relacionadas (atualmente, devido à pandemia, as mídias digitais, redes sociais) e começa a desenrolar seus feitos com opiniões que podem ser introdutórias ou polêmicas, mas que provoquem engajamento.

E então, voilá! Temos o novo Mestre dos Magos! Que sabe tudo, fala tudo e tudo que pede é um minuto de sua atenção…

E aí mora o perigo. Porque estes tipos atraem outros…os que querem se banhar no brilho, mas não tem a mesma capacidade do nosso Mestre. O que eles fazem então? Se tornam a platéia, e hoje em dia se tornam algo mais notório: seguidores. O mestre os recebe de braços abertos, e os elogia e reconhece como dignos. Aos mais qualificados (pelos eu próprio critério, obviamente) o status de seguidores alfa, de elite, círculo interno…escolham à vontade o nome desses “escolhidos”. Eles não são o Mestre, mas são o mais perto que você pode conseguir chegar. E essa pirâmide de privilégios se propaga para a base, até que temos um número suficiente de seguidores.

Livro volumoso  encadernado em couro com símbolo de metal incrustado na capa

O Sagrado… (Não. Ele não existe).

Nosso Mestre então, como não pode atingir a todos como antes, resolve espalhar seus ensinamentos, cobrando uma pequena taxa, afinal, para ter acesso a conhecimentos de tamanha qualidade é preciso um pequeno sacrifício. Até porque, para produzir estes pequenos eflúvios de sua personalidade magnética, materializados em pérolas de literatura, ele teve que investir seu tempo e dinheiro.

A seguir para iniciados e iniciadas, ele oferece proteção, acolhimento e iniciação…isso parece tão …familiar.

As pessoas que estão chegando ao meio, ainda mais quando não se tem disponíveis locais no mundo real (estranho ter que afirmar que existe um mundo real, não?) por conta de vários fatores ALÉM da pandemia, se veem atrás de um véu de mistério.

As que estão realmente interessadas, curiosas, buscando entender o que se passa dentro delas, por vezes sensações que as acompanharam boa parte da vida até ali, sabem que existem nomes para as coisas que sentem, que outras pessoas praticam o que elas desejam, que elas não são malucas, que elas não estão sozinhas, precisam buscar entender tudo isso.

Elas podem pesquisar na internet (isso se tornou um ato tão natural quanto tomar um copo de água), mas são tantas fontes… por vezes, a língua é uma barreira, por vezes onde vivem não há referências, e eis que brilhando no meio de uma rede social lá está o mestre dos magos, cheio de gente aplaudindo.

Importante ressaltar que não estou chamando que chega de ingênuo(a), ou irresponsável, nada nesse sentido. Mas o mestre é um ponto onde parece haver informação séria. Onde parece haver pessoas satisfeitas com os resultados. Mas no mundo da magia, há muitos truques, fumaça e espelhos…

Vivemos dias assustadores. É como se a escolha e a individualidade fossem lendas urbanas. Na verdade, existem escolhas claras: a quem seguir. Seguir é a palavra da vez. Times, canais, perfis, partidos, celebridades, personagens, “trends”, trechos de música que se repetem ad infinitum.

E então se você não segue quem eu sigo, você é meu adversário, ou “não tem capacidade de entender”, ou “está cego pelas fake news” (chegou um novo estoque de aspas) ou “você nem sabe o que é Red Flag…”.

Teoricamente, as asneiras semeadas deveriam ser facilmente reconhecidas…. mas nestes tempos bicudos, não o são. Até porque, as asneiras são óbvias apenas para quem tem o olho treinado, experiência, conhecimento. Quem não abandona seu bom senso, quem questiona, quem desconfia, começa a perceber antes. Outras pessoas se arriscam, mas logo a seriedade e a consciência de que há algo errado as cutuca (ou empurra0 e elas começam a enxergar as falácias. Mas não sem dor, não sem sofrimento. Por vezes, não sem abuso.

O mais assustador é que essa clareza demora a ocorrer principalmente entre os seguidores do Mestre dos Magos. Ainda mais os “especiais”. Porque admitir que o Mestre é uma farsa, implica em admitir que eles estão contribuindo com ela. E que também são responsáveis por todo dano causado pela inverdade, pelo preconceito, pela empáfia, pela crueldade, pela falta de caráter. Ver isso tudo num espelho é difícil demais. A não ser que você seja o Mestre. Pois no espelho ele encontra sua melhor companhia, seu melhor seguidor, seu maior conselheiro, sua inspiração…que a trupe que o segue jamais conseguirá alcançar.

Os opositores são então rechaçados, perseguidos, invalidados, ou, palavra da moda, “cancelados”. Não importa o que dizem, não importam os fatos, não importa a educação, não importam os meios. A verdade do mestre deve ser preservada.

Mas…

Há quem desperte, há quem não se cale. Há quem se uma sem medo, há quem se baseie em fatos, quem se baseie em respeito, quem desmantele as falácias quem desfaça a ilusão. A realidade em comum dessas pessoas, embora aparentemente esquecida, tem força.

Como eu não canso de dizer, a realidade sempre será melhor que o sonho. E sempre será mais forte que a ilusão.

Às(aos) que lutam por valores hoje em dia embaçados, como dignidade, respeito, lucidez, clareza, bom senso, meu apoio. Às(aos) que se libertaram, mesmo á duras penas, mesmo a custa de sua saúde mental emocional ou física, minha solidariedade e o mais profundo respeito. Isso exige uma força e uma qualidade raras.

Como na animação, quando menos se espera, e por vezes, quando a situação está complicada., o Mestre dos Magos desaparece sem deixar vestígios.

Mas cuidado. Ele sempre volta. Ou é substituído por um seguidor iluminado. Mantenham a guarda alta. Muita paz e perseverança. É meu desejo.

Mulher em posição de lótus observando o alvorecer

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This